Por que preciso de material gráfico para minha loja virtual?
- Grafikas
- 27 de jul. de 2018
- 3 min de leitura
Se eu vendo online, por que precisaria de materiais gráficos para meu e-commerce?
Se você já se confrontou com esse questionamento, é um bom sinal. Significa que ao menos não ignorou a hipótese de explorar todo o potencial que os materiais gráficos podem ter na experiência do cliente com a sua marca. Talvez até signifique que quer saber mais sobre como esses pequenos detalhes podem fazer a diferença na retenção e memória dos clientes.

Todo gestor de e-commerce sabe o tamanho do esforço para ultrapassar barreiras que levam à compra e quão difícil é estimular a recompra. Como o único contato que há entre você e o seu cliente é o produto físico, vale a pena investir em materiais gráficos e recursos para superar as expectativas de quem está ansioso por receber seu produto.
No e-commerce, o capricho pode ser o seu diferencial: o cuidado com a embalagem, empacotamento adequado e materiais gráficos podem fazer toda a diferença na experiência do seu cliente e no estímulo à recompra.
Quais materiais gráficos utilizar na sua loja virtual:
Cartão de visitas
Incluir um cartão de visitas na embalagem do seu produto mostra que a sua loja está disponível para contatos futuros de pós-venda ou para compras futuras. Se você usa apps como Whatsapp e Instagram para manter contato com os clientes, é nesse material que você pode divulgá-los.
Flyer
Se você também tem loja física, o flyer é o mais indicado para divulgar promoções, eventos e lançamentos. É um material que tem ciclo de vida curto, por isso é produzido com baixo investimento.
Os valores de produção de flyers costumam ser muito vantajosos, mas o desperdício de papel e a dificuldade de medir a eficácia de uma campanha de divulgação pode afastar os lojistas, principalmente os virtuais. Ainda assim, é comum vê-lo circulando pelas ruas, especialmente nos centros mais movimentados.
Adesivos
O adesivo tem baixo custo de produção e alto valor percebido, o que faz com que a relação custo vs. benefício seja bastante vantajosa para a empresa. Ele pode ser usado como alternativa para personalizar embalagens de produtos, caixas, etiquetas ou para distribuição como brinde.
Adesivos podem ser apresentados em diversos formatos, mas o modelo com faca especial talvez seja o mais versátil e queridinho das empresas que investem em materiais de divulgação.
Tag
O tag é um dos investimentos em materiais gráficos mais interessantes para um e-commerce. É um item versátil, normalmente serve para precificar, mas em uma loja virtual pode servir como etiqueta de troca dos seus produtos e até reforço de marca, com o logotipo da sua empresa. Tags são baratos – geralmente são iguais a um cartão de visita convencional, mas têm um furo na parte superior central e podem ou não ter um corte especial nas bordas.
Com um investimento baixo, podem auxiliar o cliente a reconhecer sua marca. Afinal, o destaque para o que você vende pode não ser a marca que revende, e sim o nome do seu e-commerce, a sua marca. Nesse sentido, os tags auxiliam bastante os e-commerces na definição de identidade visual e fixação da marca na memória do cliente.
Caixas Personalizadas
Superar expectativas é o diferencial. Uma encomenda que chega antes do tempo estimado, intacta e bem empacotada não é algo que está nas expectativas do consumidor. Embora muitas vezes o prazo de entrega não esteja nas suas mãos, a embalagem para e-commerce está e pode ser a chave para estabelecer a vantagem competitiva que procura. Então saiba que investir nesse material pode fazer a diferença, destacando você de seus concorrentes.
Caso precise de ajuda para definir qual material gráfico se identifica mais com a sua marca e seus objetivos comerciais, estamos a disposição para lhe orientar da melhor forma possível. Não perca tempo, entre em contato hoje mesmo. Esperamos por você!

Commenti